Por Wendel Philippe Braga
O Salmo 112 é um salmo muito rico e especial, pois mostra como um homem fiel e temente a Deus deve andar. Em cada verso, Deus mostra uma coisa diferente em relação a certas atitudes que podemos ter no decorrer da vida. Como discípulos e líderes, levantados por Deus, que buscam a excelência perante os olhos do Senhor, devemos nos atentar a alguns pontos, que, ao todo, enumeram 12 (neste post escreverei seis, no próximo os outros seis pontos):
1) O Prazer na obediência (v.1)
"Louvai ao Senhor. Bem aventurado o homem que teme ao Senhor, que em Seus mandamentos tem grande prazer." (Salmo 112:1)
É bem claro o que diz as Escrituras quando afirma que o homem feliz é aquele que tem prazer em obedecer ao Senhor. Tudo o que o Senhor fez é perfeito, incluindo as Suas próprias leis que devem ser cumpridas a cada momento.
Devemos entender, acima de tudo, que a vontade de Deus é que o homem tenha a vida eterna e uma qualidade de vida aqui na Terra. Isto é um questionamento que causa um pouco de confusão na cabeça de alguns.
Quando eu li a parte do prazer em obedecer neste salmo, eu pude observar que há uma conexão direta entre a obediência prazerosa e a Graça do Senhor. É lógico e evidente que Deus atua e move nossos corações nos dando prazer completo em ser submisso ao Senhor.
2) O Sucesso e a bênção aos descendentes (v.3)
"Prosperidade e riquezas há na sua casa, e a sua retidão permanece para sempre."
(Salmo 112:3)
Para sermos bem sucedidos na área familiar nós devemos ser pessoas que andam segundo o coração de Deus. O Senhor nos promete abençoar as nossas famílias com muita prosperidade, mas aí você me pergunta:
"Quais são os atributos de uma pessoa que anda segundo o coração de Deus?"
É simples e bíblico! Os Frutos do Espírito Santo! São os frutos do Espírito que medem a nossa "temperatura" para ver se estamos ou não dispersos.
Quando não temos nenhuma culpa contra alguém ou contra, especialmente ao nosso Senhor e Rei Jesus e ao Espírito Santo, Deus enxerta em nós muito mais alegria e felicidade dentro do nosso coração do que nós mesmos imaginamos.
Não estou dizendo que não iremos passar por provações e tristezas, pois elas fazem parte da vida e do nosso crescimento espiritual e pessoal, todavia suportamos com fé todos os nossos problemas por depositarmos em Deus a nossa fé e confiança.
3) Bom caráter (v.4)
"Aos retos até das trevas nasce a luz, pois é compassivo e justo."
(Salmo 112:4)
Quais são os nossos comportamentos cotidianos? Tem gente que não leva em consideração o que somos no dia a dia com o pretexto de que personalidade não se muda. Devemos ser corretos, bondosos, misericordiosos e honestos sim.
É muito difícil alcançar essas quatro excelências, pois a sociedade, por vezes, pressiona muito as nossas vidas exibindo como certas as imoralidades praticadas por aí.
Um homem e uma mulher de Deus são campeões quando conseguem fazer aquilo que o Senhor nos ordena. É ir contra a maré da sociedade. É uma contra-cultura!
A Palavra deixa claro que devemos cultivar a honestidade dentro dos nossos corações deixando raízes profundas para que venhamos ficar em paz conosco, com os nossos próximos e, principalmente, com o Senhor.
É claro que não podemos ser perfeitos e nem procurar andar sozinhos. Os discípulos não eram ascetas, pois Cristo não era um. A nossa fé é uma fé relacional onde todos se ajudam através da mutualidade.
4) As excelências do Senhor em nossa vida (v.5a)
"Bem irá ao que se compadece, e empresta..."
(Salmo 112:5a)
Quando começamos a olhar as bençãos de Deus em nossa vida, percebemos o quanto precisamos Dele para viver. Não é vergonha nenhuma ser dependente de Deus, vergonha é achar que somos independentes e poderosos quando não O temos em nossas vidas.
A verdade é que muitas vezes, quando nos deparamos com alguém em uma situação que consideramos inferior, passamos a ter um sentimento de pena. É uma tendência humana, pois somos falhos e frágeis.
Não devemos ter pena, mas sim generosidade em ajudar e auxiliar essas pessoas que precisam tanto de Deus, até por que, da mesma forma que Deus transformou a nossa vida nos abençoando abundantemente, Ele pode transformar a vida delas também!
5) Andar em honestidade (v.5b)
"Bem irá ao (...) que conduz os seus negócios com justiça."
(Salmo 112:5b)
Andar em honestidade nos nossos negócios e relacionamentos é compensador, mas difícil. Nossa sociedade está cada vez mais acostumada com os "jeitinhos alternativos" de se levar a vida.
A Palavra ensina que devemos ser honestos sempre, ou seja, justos nas situações diversas, incluindo nas opiniões, sendo sincero para com as pessoas e tendo transparência e idoneidade.
Devemos tratar as pessoas de maneira igual, pois estamos acostumados a julgar as pessoas de acordo com os padrões definidos pela sociedade. Isto não é honesto! Nem um pouco!
Agir com honestidade é, também, ser honesto em relação a si mesmo e aos seus próprios sentimentos. Devemos nos preocupar com nosso bem estar apontando para nós mesmos os defeitos que devem ser corrigidos e qualidades que devem ser mantidas.
Uma pessoa honesta não usa máscaras em hipótese alguma. Quem se pauta na honestidade é, comprovadamente, diferenciada das outras por saber que o princípio norteador da sociedade é a confiança.
6) Tendo e alcançando a credibilidade (v.6)
O verso 6 diz o seguinte:
"Quem é correto nunca fracassará e será lembrado para sempre".
(Salmo 112:6 [NTLH])
Talvez, quando lemos esse texto, podemos ficar com um certo medo, principalmente quando vemos que nunca iremos fracassar, pois, ao contrário do que se imagina, parece que se cria uma responsabilidade muito maior em nossas vidas.
A confusão se dá na palavra "fracasso", pois devemos ter em mente que errar não é, necessariamente, fracassar. Errar é simplesmente equivocar-se em algo, o que é natural, mas que não se pode se tornar corriqueiro. Como diz a "boca miúda": "Errar é humano, mas permanecer no erro é burrice."
Fracassar é desistir, não perseverar, não correr mais para alcançar o alvo. Uma pessoa fracassada não tem sonhos, não gera em seu coração um sentimento de mudança. Sempre pensa nos problemas e adversidades. Sempre quer parar.
Uma pessoa que aceitou o Senhor Jesus em seu coração, por mais que ela erre em algumas coisas, por mais que alguns de seus projetos não vingue, ela nunca desiste, pois ela tem um alvo que é a salvação eterna em Cristo Jesus.
Andar corretamente é caminhar e trilhar os passos que Jesus trilhou e entregar a Ele todo o sofrimento e dor que esteja em nosso coração, pois a vitória é maior e ela já foi consumada lá na cruz do Calvário. Aleluia!